sexta-feira, 16 de outubro de 2009

RADIOLOGIA ALIMENTAR

A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos pois reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos (brotamento, maturação e envelhecimento), além de eliminar ou reduzir microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento, tornando-os também mais seguros ao consumidor.
A irradiação de alimentos é o tratamento dos mesmos com radiação ionizante. O processo consiste em submetê-los, já embalados ou a granel, a uma quantidade minuciosamente controlada dessa radiação, por um tempo prefixado e com objetivos bem determinados. A irradiação pode impedir a multiplicação de microrganismos que causam a deterioração do alimento, tais como bactérias e fungos, pela alteração de sua estrutura molecular, como também inibir a maturação de algumas frutas e legumes, através de alterações no processo fisiológico dos tecidos da planta.
Os principais tipos de radiações ionizantes são as radiações alfa, beta, gama, raios X e nêutrons. As radiações ionizantes podem ser classificadas como partículas (ex: radiação alfa, beta e nêutrons) e como ondas eletromagnéticas de alta freqüência (radiação gama e raios X). A radiação alfa é semelhante à átomos de hélio, sem os dois elétrons na camada externa, e não é capaz de atravessar uma folha de papel. As radiações beta são basicamente elétrons mais penetrantes, mas não ultrapassam uma folha de alumínio, enquanto que a radiação gama é altamente penetrante, podendo atravessar um bloco de chumbo de pequena espessura. Os nêutrons possuem alta energia e um grande poder de penetração, podendo inclusive produzir elementos radioativos, processo este denominado de ativação. Por isto mesmo não são utilizados na irradiação de alimentos. Os raios X são relativamente menos penetrantes que a radiação gama, tendo como inconveniente o baixo rendimento em sua produção, pois somente de 3 a 5% da energia aplicada é efetivamente convertida em raios X.


6 comentários:

  1. Assunto interessante, eu não sabia que poderia comer frutas que sofreram esse processo...Parabéns pelo Trabalho Sávio!

    ResponderExcluir
  2. O mais importante é que não a nenhum dano para saúde,pois a radiação não fica nos alimentos ela só é utilizada para eliminar microorganismos presentes.
    Enlatados também sofrem esse processo,um abraço e qualquer duvida pergunte.

    ResponderExcluir
  3. OLA SOU RADIOLOGISTA E FAÇO FACULDADE DE NUTRIÇÃO E ME INTERESSO EM ESPECIALIZAR NA RADIOLOGIA ALIMENTAR..ADOREI SUA MATERIA VC SABE AODE TEM ESSE CURSO>>>.CRISTINA GOMES

    ResponderExcluir
  4. Olá Cristina é um prazer conhece-la,olha só, no Rio de Janeiro e em São Paulo com certeza deve ter essa especialização em ionização alimentar. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Salvio me chamo lu e preciso de mais informacoes sobre radiologia alimentar... ahhh, se vc tiver algum tcc pronto sobre o mesmo assunto vc pode me ceder algumas partes?? estou desesperada porque so tenho 10 dias pra entregar esse material ao meu professor...
    me ajuda por favor!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Me passa em endereço de onde posso fazer aqui no rio especialização de radiologia Alimentar quero fazer .....Obrigado!!!!!

    ResponderExcluir